segunda-feira, 7 de julho de 2014

A saga da pele perfeita...

Ahhh, que mulher não quer ter a pele perfeita? Sem manchinhas, cravinhos e espinhas chatas que aparecem aos montes bem quando você tem aquele super compromisso importante OU estão sempre presentes na sua vida.

É... Sei bem qual é a sensação! Sempre usei um monte de produtos que encontrava por aí pra tentar acabar com essas chatinhas, mas tenho 23 (quase 24) anos e ainda sofro com esse mal, e meu problema é hormonal e juro que até o momento não sei se vou conseguir resolvê-lo. Porque? Explico!

Eu nunca tive uma pele perfeita. Desde adolescente sofro com aquelas espinhas cavernosas, internas que ficam muito doloridas, e cravinhos, lógico! Meu maior problema é: eu espremo TUDO! Eu sei, me condenem nesse momento! Mas só descanso quando consigo explodir a espinha e não sentir mais dor. MAS, estou melhorando, estou me controlando, prometo! 

Eu nunca fui num dermatologista de novinha, tinha na cabeça que era da idade e ponto. Quando eu tinha uns 19 pra 20 anos, minha ginecologista até então me passou inúmeros exames, pois eu tinha o ciclo muito desregulado, mas muito meeesmo, mas eu sempre atribuí ao fato de ser atleta e isso acaba sendo comum entre meninas atletas, porém não normal, mas Jéssiquinha aqui, antes de sequer se tornar uma estudante de Nutrição, não estava nem aí pra médico, fato (que feio). Bom, então fiz um check-up imenso de hormônios e ultrassom e lá estava os problemas: ovário policístico, hipertrofiado, e muito problema hormonal, por isso eu menstruava às vezes a cada 3 ou 4 meses... Por isso tinha muita espinha e muitos pelos também. Resultado: pílula nela. Hoje eu vejo que meus pelos diminuíram bastante, não engordei, não tive nenhum efeito colateral do remédio, nem nada... Mas as espinhas.... HURGH!

Bom... Conformada que minhas espinhas me acompanhariam por mais um tempo, queria pelo menos melhorar a aparência das manchinhas na pele. Então procurei finalmente uma dermatologista, em 2012, ela me passou um ácido, sabonete e protetor solar. Passava o ácido dia sim, dia não, a noite, e passava o protetor solar religiosamente no mínimo 2 vezes por dia. E aí a pele começou a descamar e.... Descamou só acima da boca e nas laterais do queixo. E onde descamou, a mancha ficou! Voltei na mesma dermato, contei o que aconteceu eee..... ELA ME PASSOU OUTRO ÁCIDO! Mais forte.... Lógico que eu nem mandei fazer a formulação, fiquei morrendo de medo da mancha piorar. Descrente que não encontraria nenhum dermatologista bom no convênio, comecei a fuçar internet a fora. Ai gente, como eu testo coisas que eu vejo! Por experiência própria, não saiam usando produtos diferentes que serviram para alguém no seu rostinho, porque pode acontecer a mesma coisa que aconteceu comigo. 

Bom, até água oxigenada no escuro pra tentar tirar a mancha eu passei... Lógico que nada resolveu né? E nesse meio tempo eu parecia uma mulher de cavanhaque, pois a mancha começou a ficar marrom.
No fim, comprei um produto da ROC para clarear a pele e foi uma maravilha pra mim, realmente é um produto ótimo. Bom, eu adoro essa marca. Eu usava 2 vezes ao dia e depois de umas 4 semanas comecei a notar que a mancha tinha melhorado MUITO. Fiquei super feliz e minha auto-estima estava melhorando novamente. O problema era que esse creme custa em torno de R$130,00 e não dura muito mais de um mês. Pra mim valia muito a pena pagar esse valor, porém estava desempregada e aí não rola né benhê? 
Parei de usar, e lá estava a mancha novamente pra me atormentar.

No começo de 2013 voltei a usar o creme, mas toda vez que parava, a mancha voltava. Então no finalzinho do ano passado eu tomei vergonha na cara e procurei outro dermatologista. Eu marquei consulta em uns 3 dermatologistas diferentes e fiquei com o que eu mais gostei. Ele avaliou minha mancha e me disse que minha pele estava muito irritada, e que por causa do verão, não valia a pena tratar a mancha naquele momento pois poderia piorar por causa do sol escaldante que a gente teve esse ano. Ele me passou um creme hidratante para acalmar minha pele, pois estava bastante irritada, e me pediu muitos exames pra ver como estava minha condição hormonal, porque tomando remédio há 4 anos, não era normal eu ter espinha ainda. Conclusão: tenho um hormônio masculino alterado, e por isso as espinhas :(. Ele me explicou que eu tinha 3 opções de remédio: uma hormonal que eu sofreria demais por causa da quantidade de hormônios; um remédio usado pra quem é hipertenso que eu também não poderia usar pois minha pressão cai muito facilmente; e a última seria o Glifage, um remédio para diabetes que tem como efeito controlar ovário policístico e esse hormônio que estava alto. Achei ótimo pois esse remédio faz parte da Farmácia popular então peguei de graça.

Usei uns 3 dias eeeeeeee.... Não rolou... Depois de uns 2 dias eu já comecei com um desarranjo intestinal bem estranho! Parei de tomar e tentei remarcar, mas o doutor ia sair de licença para uma cirurgia então optei por me consultar com a outra dermato da clínica E: foi amor a primeira consulta. Gostei demais dela, super atenciosa. Ela me disse que realmente tem pessoas que não toleram o Glifage e que teríamos que controlar as espinhas de outra maneira.

Continuei passando o Nutrel (creminho que o outro doutor tinha me passado pra mancha) e comecei a usar o Adacneclin Gel, um gelzinho com antibiótico para secar as espinhas. Além disso ela me passou o Tetralysal por 56 dias.

Já terminei de tomar o Tetralysal há quase 1 mês, se não me engano. Tirei foto toda semana pra poder acompanhar o tratamento. Vou fazer um post para mostrar as fotos e o efeito que o medicamento teve PRA MIM.
O mais importante é: não façam como eu fiz, procurem um dermatologista, consultem um médico antes de usar qualquer tipo de produto.

Ainda tem alguém lendo? HAHAHA Desculpem-me... Post enorme! 
Na próxima vou contar o que estou fazendo pós-antibiótico e como minha pele ficou e o que ainda me incomoda.

Até a próxima ;*


Um comentário:

  1. Oi Jéssiquinha, eu simplesmente amei seu post, e mesmo que vc considere enorme (kkk) foi no mínimo bem curioso com um toque de bom humor!! Uma realidade enfrentada por mim e por milhares de outras mulheres que buscam melhorar a estética mas que não dispõe de muitos recursos pra isso, já que o padrão da medicina estética até então, exigiria um bom "investimento" e, diga-se de passagem, contínuo... exceto se for uma cirurgia plástica... Pois bem! Eu acompanhei todas as fases que vc relatou e me lembro das manchas (rimos muito né?). Parabéns pelo blog! Bjs

    ResponderExcluir