terça-feira, 24 de junho de 2014

Confissões de uma "nãotricionista"

Atire a primeira pedra quem não tá saindo da dieta nesses jogos do Brasil!

Tudo bem que é bem difícil de encontrar uma mulher 100% satisfeita com o corpo, a gente sempre quer mudar alguma coisa, não é verdade?
Eu entrei numa fase de me ver de uma maneira diferente e aumentar minha auto-estima, me sentir bem comigo mesma. 

Todo mundo fala que Nutricionista tem que dar o exemplo, e eu concordo em gênero e grau! É a mesma coisa que ir num dentista que tem os dentes feios ou endocrinologista acima do peso, mas não somos de ferro e comemos sim coisas que não são saudáveis! Conheço nutricionista viciada em refrigerante a base de cola, e chocólatra já vi de monte (tipo eu...)

Eu fui atleta durante muito tempo, e eu sempre estava mantendo uma dieta balanceada em função de treinamentos e competições, não só pelo fato de que eu tinha que ter um perfil corporal legal (muita gente acha que ginasta é neurótica, etc... Mas tive técnicos maravilhosos que nunca deixaram as "filhas" cair pra esse lado), mas pelo próprio rendimento esportivo. Eu comia MUITO, muito mesmo, mas com bastante qualidade. Depois que eu parei de competir, que coincidiu com a época que comecei a faculdade, confesso que enfiei o pé na jaca bonito! Imagine você... Há anos se controlando na alimentação, quando você entra na faculdade e se depara com um croissant de chocolate... Óbvio que eu não segui mais uma alimentação adequada e engordei bastante... Aí essa febre do "nossa, posso comer muitos doces" acabou e eu voltei ao meu normal. 

Bom, nos dois últimos anos da faculdade, minha rotina mudou bastante, parei de treinar pois ficava o dia todo na faculdade entre estudos, trabalhos e aulas, depois começaram os estágios e TCC e não voltei mais à prática de exercícios, muito feio!
Gente, é incrível a falta que exercício faz na nossa vida, pode não ser o principal na perda de peso (80% do processo depende de uma alimentação balanceada) mas é fundamental para a qualidade de vida, e eu estou sentindo muita falta disso. 

Se você me ver na rua, não vai achar que estou acima do peso. Considerando massa corporal total, meu peso está ok! MAS.... No começo de junho, que foi o ponto que eu prometi pra mim mesma que eu tinha que me mexer e melhorar minha qualidade de vida, fiz um exame de Impedância Bioelétrica (mede TUDO da sua composição corporal, massa gorda, massa magra, água - é divino), e confesso que fiquei um pouco espantada com o resultado. Eu já sabia que era óbvio que eu não tinha mais tanta massa magra, mas ela deu muito baixinha e a gordura lá pra cima! (sem contar que meu nível de hidratação também não está lá aquelas coisas).

Por isso.... Estou melhorando minha alimentação e voltando às atividades! Não vou fazer nenhuma dieta restritiva, só comer bem, tudo calculado para as minhas necessidades. E para os exercícios, estamos procurando um personal pra orientar a família inteira!

Outro ponto importante vai ser na hidratação... Confissão#3: eu não atinjo recomendação de água nunca na vida, e isso é muito feio, se eu comer um chocolate não me sinto nem um pouco culpada, mas se eu não beber água, me sinto bem mal, nessa questão eu realmente me cobro.

Eu sempre levo em consideração que antes de podermos cobrar alguém, a gente tem que olhar pra nós mesmos e fazer o certo, pra poder cuidar do outro, temos que cuidar de nós mesmos! 

Me acompanhe, faça uma mudança na sua vida, seja mais saudável, pratique atividade física e beba bastante água! Sua saúde com certeza vai agradecer e seu dia-a-dia será muito melhor. E a beleza? Vai ser só uma consequência! 

Só pra acompanhar... 
Peso: 58,9 Kg
Altura: 1,62m
IMC: 22,44 Kg/m²
%G: 26,5%


Nenhum comentário:

Postar um comentário