terça-feira, 25 de agosto de 2015

A polêmica das gorduras...

Eu sempre pensei em escrever aqui no blog com uma linha de raciocínio, começando com uma super introdução, passando pelos carboidratos, proteínas e por fim chegando às gorduras. Mas por causa de toda a polêmica que tivemos no mundo da nutrição nas últimas semanas, eu decidi pular as proteínas e falar um pouquinho sobre as gorduras. 

Ainda não é o post explicativo sobre as gorduras de uma forma geral, e sim sobre alguns tipos.

Eu senti a necessidade de dar o meu parecer sobre o que foi dito em um programa matinal super famoso, e que alguma vezes acaba decepcionando alguns profissionais, e eu me incluo nisso! 
Mas dessa vez foi o contrário. Vi muuuuita gente criticando, eu não tinha visto o programa, mas fui atrás para ver o que estava sendo dito.

A nutricionista convidada afirmou que o óleo de coco, em outras palavras, não é essa maravilha toda que muita gente pensa, e que além de ser caro, pode ser prejudicial à saúde.
Agora eu imagino o ponto de interrogação GIGANTE que muitas pessoas devem ter na cabeça. Afinal, é bom ou não é?

Vou tentar esclarecer algumas coisas...

O óleo de coco possui em maior quantidade o ácido graxo láurico, que é o mais aterogênico de todas as gorduras saturadas. Segundo a Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ácido láurico é a gordura saturada que mais aumenta o LDL-c, e também do HDL-c. Infelizmente, os resultados dos estudos são bem controversos, porque também foram encontrados efeitos no aumento significativo da fração não HDL e dos triglicérides com o consumo frequente de óleo de coco.
E aí fica a dúvida: usar ou não usar? A I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular indica que o óleo de coco seja utilizado ocasionalmente e em pouca quantidade, a fim de reduzir a hipercolesterolemia. 

Como sempre, o ideal é a moderação! Não precisa deixar de consumir, mas também não precisa sair colocando óleo de coco em tudo!
Outros óleos vegetais podem ser utilizados sim, sempre com moderação, para refogar, evitando frituras, e utilizando azeite de oliva in natura.
Resumindo: você pode usar todo tipo de gordura na hora de preparar seu alimento: óleos vegetais, de coco, azeite ou manteiga, depende do que você vai preparar, como vai preparar e principalmente a QUANTIDADE a ser utilizada.
Não existe "isso é bom, isso é ruim", existe individualidade! Vamos parar de sensacionalismo e restrições tão radicais pessoal!


Espero ter ajudado a desvendar essa polêmica!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário